Você sabe o que é Métrica e KPI?

Entenda qual a diferença entre Métrica e KPI

Postado em 22/12/2015


 

Métrica no marketing digital é o indicador que mostra um especifico comportamento do usuário em seu site. Uma métrica é a forma robusta de um indicador, e geralmente não está associada a nenhuma Meta de Conversão.

Vejamos alguns exemplos de Métricas comuns do marketing digital:

  • Taxa de Visitas do Site

  • Quantidade de Visitantes Únicos

  • Qual a Taxa de Rejeição

O KPI é um dos dados retirado da métrica, que com dados matemáticos tenta explicar o atingimento de objetivos traçados para o visitante do site. Por isso, os KPIs estão sempre associados a uma determinada Meta de Conversão.

Exemplos de KPIs clássicos usados no marketing digital e no e-commerce:

  • Qual a Taxa de Conversão de Vendas

  • Quanto Tempo os usuários Permanecem no Site

  • Número de Assinaturas de Newsletter

Enquanto as Métricas mostram o comportamento dos visitantes no site, os KPIs refletem em números o desempenho do negócio em si. Métricas são informações e KPIs são resultados. As métricas costumam ser indicadores nativos de sistemas de monitoramento como o Google Analytics, enquanto os KPIs são indicadores definidos pelos próprios gestores do site para analisar o desempenho do negócio como um todo, e saber aonde pode ser melhorado.

Entender a estrutura tanto das métricas quanto dos KPIs é essencial para a análise de resultados, pois uma interpretação errada desses indicadores pode levar a resultados errados e com isso ao comprometimento de toda a operação.

Seja qual for a área em que realizamos ações de marketing digital, como comércio eletrônico, sites institucionais, blogs e mídias sociais, saber e aplicar a diferença entre métrica e KPI é fundamental para o processo de web análise e gestão do projeto.

 

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar!!!

Categorias: Internet; Publicidade;